terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Matosinhos perdeu!

Consultado o PIDDAC para Matosinhos e, retirando a verba estabelecida para a Plataforma Logística que tem, obviamente, dimensão distrital ou mesmo nacional, as únicas dotações para Matosinhos são, pasme-se, para: a requalificação da EB 2,3 de Leça da Palmeira e para a EB 2,3 de Matosinhos; e reparação do portão do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo.
Tem sido, ao longo dos últimos anos, verdadeiramente espantosa a descredibilização, a falta de capacidade reivindicativa, a colagem acéfala ao Governo, por razões partidárias. Mas, agora, para 2010, os valores são verdadeiramente escandalosos.

Tantos anúncios, tantas visitas ao concelho por parte de vários membros do Governo, tantos protocolos assinados, tantos discursos, tantas promessas, tantas mentiras. Sim, mentiras. Mentiu-se gravemente.
Vamos aos factos. Em meados do passado ano, o ministro da Administração Interna assinou um protocolo com o presidente da Câmara de Matosinhos para a construção de um quartel paras as forças de segurança (seja PSP ou GNR), em Perafita, para, em consequência, libertar o palacete da Quinta da Conceição para onde foi anunciado, pela Câmara, um Museu.
A seguir, foram dadas garantias públicas que a construção do quartel se iria iniciar em Outubro. Passou Outubro, Novembro, Dezembro, nada. Ficamos, na expectativa de que, pelo menos, fosse atribuída a dotação mínima para que o processo, já nem falamos da construção, fosse iniciado em 2010. Mas nada.
Em Setembro de 2009, o secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações veio, expressamente, a Matosinhos, anunciar o investimento de cerca de 29,5 milhões de euros em duas infraestruturas rodoviárias no concelho de Matosinhos. Sabíamos bem que se tratava de mais uma mentira.
O ano passado, a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, veio, só a Matosinhos, 15 vezes, a última das quais para garantir aos pescadores de Angeiras que a construção do tão ambicionado e desejado portinho de Angeiras avançaria, com toda a certeza, este ano. E o presidente da Câmara e a maioria do PS reforçou os compromissos, reforçou os anúncios, ampliou as promessas e as garantias e, em consequência, reforçou e ampliou as mentiras.
Terminou o ano de 2009 e nada. PIDDAC de 2010, nada. Os pescadores de Angeiras vão ter de continuar à espera.
Ao nível da segurança, foram prometidas novas instalações para a Senhora da Hora, Leça da Palmeira (substituição do contentor provisório), Leça do Balio, Guifões e, como já referimos, Perafita. PIDDAC 2010, zero. Escola secundária para o norte do concelho e EBI para Matosinhos Sul, zero. Unidade Local de Saúde de Custóias, Perafita e Santa Cruz do Bispo, zero. Rampa que sirva de pequeno estaleiro para as embarcações dos pescadores de Matosinhos, zero. Habitação social, zero. Renovação das infraestruturas desportivas, designadamente para o Leixões, o Leça, o Infesta e o Senhora da Hora, zero.
E não vale a pena continuar, porque é, de facto, mau demais, ainda que seja verdade, assistir a este total desrespeito por Matosinhos e pelos matosinhenses. Nunca, em 30 anos, Matosinhos foi tão maltratado e desprezado.
Agora, uma Câmara, gerida por uma maioria, sustentada pelos membros eleitos do PS, PSD/CDS, tem uma maior estabilidade, uma maior coerência, uma maior força e determinação para olhar o PIDDAC e justificar porque razão se mentiu tanto, porque se enganou tanto os cidadãos.
A solidez do acordo marcantemente de direita, de uma direita populista, sustentada pelos eleitos do PS, PSD/CDS na Câmara de Matosinhos, e apenas com o objectivo concreto da disponibilização de lugares e daquilo que o cidadão comum, habitualmente, designa por “tachos”, fica numa situação politicamente ridicularizada.
O grave, o que é mesmo muito grave, é que a mentira ganhou. E Matosinhos perdeu. O que é mesmo grave é que usaram a boa fé dos cidadãos para, descaradamente, os enganar.

Narciso Miranda


Sem comentários: