quinta-feira, 18 de junho de 2009

www.narcisomiranda.com

Sempre fui um homem de terreno, de estar junto das pessoas. Nunca fui um político de gabinete, nem nunca o serei. Prefiro calçar as galochas, arregaçar as mangas e ir para onde me sinto melhor, entre os meus. Sempre foi no meio do povo, dos cidadãos, dos matosinhenses, que me senti bem, porque são eles que me dão força para seguir caminho, porque é a eles que vou buscar a energia e o incentivo para encetar novas lutas. Sempre fui assim e é assim que irei continuar. É fundamental para mim – tal como sempre foi – saber o que os matosinhenses pensam, quais os seus anseios, as suas preocupações, o que esperam de quem lidera os destinos do concelho.



Foi, aliás, por isso, que voltei a apresentar a minha candidatura, agora como independente, à Câmara de Matosinhos. Porque, ao longo destes quatro anos, me recusei a cruzar os braços e a assistir impávido, sentado no sofá, ao que ia acontecendo no concelho. Afastado do poder – o que acabou por me dar, ainda, uma perspectiva mais abrangente – fui ouvindo as mensagens dos cidadãos. E respondi, com a minha candidatura, a um apelo, ao desafio que me lançaram.
Agora, enquanto candidato, preciso, ainda mais, de ouvir, de estar atento, de conhecer tudo o que importa aos cidadãos deste concelho. Para isso, nada melhor, obviamente, que andar nas ruas. Mas, não podia deixar aqui de fazer uma referência ao papel fundamental que têm desempenhado, também, as novas tecnologias. Falo da adesão cada vez maior por parte dos cidadãos, quer ao site www.narcisomiranda.com, quer às redes sociais em que estou presente – Hi5 (mirandanarciso.hi5.com); Facebook (facebook.com/narcisomiranda); MySpace (myspace.com/narcisomiranda); e Twitter (twitter.com/narcisomiranda).
Estes têm-se revelado, na verdade, importantes instrumentos de cidadania. São espaços abertos a todos os cidadãos, onde cada um pode expressar, livremente, as suas opiniões, falar, abertamente, sobre as suas preocupações, os seus receios e debater ideias e encontrar soluções para aqueles que consideram ser os actuais problemas do concelho.
Posso aqui deixar, apenas, alguns números que comprovam, não só a adesão dos cidadãos a estes espaços de intervenção cívica, como a importância de cada um de nós os visitarmos, quer seja para deixarmos, também, a nossa opinião, quer seja para sabermos, de facto, aquilo que os cidadãos da nossa terra pensam. O site www.narcisomiranda.com foi já visitado, desde Fevereiro deste ano, por cerca de 40 mil cidadãos. 40 mil pessoas que tiveram a curiosidade de visitar um espaço onde se fala de Matosinhos, onde Matosinhos é a prioridade, onde os matosinhenses têm voz e sentem que, de facto, são ouvidos. No Hi5, associaram-se, já, a esta causa, 969 amigos; 1263 no Facebook; mais 222 no MySpace. No Twitter, conto, já, com 146 “seguidores”.
Por isso, não me canso nunca de afirmar: este “comboio” já está em andamento e a esta velocidade, já ninguém o consegue parar. São muitos já os que nele entraram e são muitos já os que se recusam a deixá-lo parar. E, se por mais nada fosse que não as estatísticas, de uma coisa tenho, também, certeza: todos os dias este movimento cresce. O movimento que integra todos os cidadãos. Todos aqueles que se preocupam com este concelho e que querem vê-lo, novamente, no lugar de destaque que sempre ocupou e que é seu por direito. Todos aqueles que, comigo, querem retomar o rumo do rigor e da experiência, da credibilidade, da confiança e da esperança.
São estas as mensagens que todos os dias recebo e a que todos os dias faço questão de responder nestes novos instrumentos de comunicação. Mensagens de que Matosinhos não pode parar, de que é preciso voltar o rigor na gestão financeira, de que é preciso voltar a investir em obras, de que é preciso criar emprego, de que é preciso olhar e criar um futuro melhor. Mensagens de apoio e incentivo para que eu siga em frente e conduza Matosinhos, novamente, pelo caminho do progresso e do desenvolvimento.
Mensagens que são, para mim, fundamentais. Porque sei que só com o real apoio de cada um dos matosinhenses, só com o voto de cada um, em Outubro, vamos conseguir a vitória.

Narciso Miranda

Sem comentários: