terça-feira, 30 de junho de 2009

Retomar o rumo com Experiência

Já por várias vezes o afirmei: um líder não é aquele que espera pelos acontecimentos, mas, sim, o que os antecipa, os prevê, para que, ainda antes deles acontecerem, possa tomar as medidas necessárias e melhores para o concelho que lidera e para os seus munícipes. Experiência. Esta é, sem dúvida, por isso mesmo, uma mais valia para quem tem de tomar a frente dos destinos de qualquer cidade, concelho ou país.


Numa altura em que os cidadãos têm cada vez menos confiança na política e em alguns políticos, a experiência de cada autarca, de cada governante é, cada vez mais, levada em conta pela população, na altura de escolherem quem querem ter na liderança.
Há quatro anos, saí do poder por livre vontade. Hoje, volto a candidatar-me porque quero, com a minha experiência, recolocar Matosinhos no rumo do progresso e do desenvolvimento e dar aos matosinhenses a esperança num futuro melhor. Porque sempre fui um homem e um político de andar no terreno, sei, melhor, a cada dia que passa, o quanto é importante para os cidadãos o factor experiência. Sei o quanto é importante conhecerem-me bem, saberem de onde vim, conhecerem a obra feita e o trabalho desenvolvido.
É a experiência, entre vários outros factores, que me impediria de investir o dinheiro dos munícipes em gastos desnecessários e sumptuosos, arriscando comprometer o futuro de todos nós, numa política de despesismo e ostentação, como vem acontecendo ao longo destes últimos quatro anos. É a experiência que me impediria de tentar iludir os cidadãos com placas e mais placas que anunciam obras que não saem do papel. É a experiência que me impediria de tentar “atirar poeira” para os olhos dos cidadãos quando se garante que o desemprego baixou em Matosinhos.
É com a minha experiência que vamos retomar o rumo do rigor, da credibilidade, da confiança e da esperança em Matosinhos. É com a minha experiência que vamos voltar a ter, em Matosinhos, uma gestão rigorosa dos recursos humanos e financeiros do município, para que, com o menor custo possível, se obtenha o maior proveito nos serviços a prestar aos cidadãos, redireccionando as poupanças para acções de solidariedade, sobretudo, para com os mais desfavorecidos, os idosos, os jovens, os desempregados. É com a minha experiência que cada euro que sai dos bolsos dos cidadãos vai voltar a valer um euro e que as obras substituirão as placas.
Sei que cometi alguns erros. Só não os comete quem nada faz ou nada realiza. Procurei sempre reduzi-los ao mínimo possível, tendo como preocupação fundamental não causar quaisquer prejuízos ou problemas aos matosinhenses, porque, para mim, as pessoas estiveram, estão e estarão sempre em primeiro lugar. Com esses erros, ganhei, também, experiência e sinto-me, hoje, talvez mais do que nunca, melhor preparado para enfrentar os desafios que temos pela frente, arregaçar as mangas, calçar as galochas e completar aquilo que ficou suspenso, nestes quatro anos, em Matosinhos.

Narciso Miranda

Sem comentários: