sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Rigor, responsabilidade e transparência

A candidatura “Narciso Miranda Matosinhos Sempre” assumiu um compromisso com Matosinhos e com os matosinhenses de retomar o rumo do rigor, da responsabilidade e da transparência nos actos de gestão. Assumimos o compromisso e vamos levá-lo até às últimas consequências.

Ainda agora, a autarquia de Matosinhos realizou um contrato com a empresa “Deloitte”, no valor inicial de 90 mil euros, e levou à Câmara uma factura para pagar a essa mesma empresa de 192.211,63 euros. Isto é, mais do dobro do valor que foi contratado.
Não pomos em causa a seriedade, a responsabilidade e até a justeza do valor que a “Deloitte” requer. E até admitimos que tenham direito a esse pagamento. Não. Não é isso. O que colocamos em causa é que, durante meses, a “Deloitte” foi trabalhando, consumindo receitas municipais, sem qualquer controle, sem qualquer rigor, sem qualquer sentido de responsabilidade e transparência.
Porque fazemos esta afirmação? Porque só no fim, quando era necessário pagar a factura, resolve-se o problema com o facilitismo de sempre. Agenda-se o assunto para que a Câmara, colegialmente, assuma responsabilidades alheias e dê cobertura a actos de gestão incontornavelmente pouco rigorosos.
Convém recordar que aqueles que partilham decisões ilegais ou irregulares poderão, em sede inspectiva ou de escrutínio da lei, serem chamados a assumir responsabilidades financeiras. Como se sabe, estas situações não são “virgens” na Câmara de Matosinhos. Já aconteceram. Estão a acontecer.
É por isso que os eleitos da “Narciso Miranda Matosinhos Sempre” vão continuar a trabalhar, pelo cumprimento rigoroso, até às últimas consequências, do compromisso assumido com Matosinhos e com os matosinhenses de retomar-se o rumo do rigor, da responsabilidade e da transparência nos actos de gestão dos dinheiros municipais.
Numa conjuntura difícil, com o aumento galopante do desemprego em Matosinhos, com pequenas e médias empresas a sentir os efeitos asfixiantes de uma conjuntura complexa, de numerosas famílias a endividarem-se, dia após dia, face às dificuldades que enfrentam e dos focos de pobreza que se alastram pelo concelho, lamenta-se que a maioria PS e PSD continue numa política de despesismo e falta de rigor nas finanças municipais.
Uma maioria que é manifestamente tolerante com os “grandes”, designadamente as petrolíferas e as grandes empresas, e extremamente exigente com os mais desfavorecidos.

Narciso Miranda


2 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui está caro Presidente, aquilo que era preciso à muito tempo, e para isso é que é a necessária oposição,para por transparência nas contas públicas, e como são gastas, e esta situação que fáz referência, é preocupante para todos,pelo menos para mim que sou contribuinte. E como o PSD/CDS, está reduzido a cinzas, ainda por cima foi "engolido" por o PS, resta a NMMS, fazer oposição, e estar atenta, a todas as situações
que possam lezar os contribuintes.
josé Guimarães.

JOSÉ MODESTO disse...

Peço desculpa por este meu post nada ter a vêr
com a presente noticia, no entanto e dada a importancia da mesma aqui vai:

Quatro milhões e 400 mil euros
Câmara pede novo empréstimo
A proposta terá ainda que ser aprovada pela Assembleia Municipal de Matosinhos,
No próximo dia 28 de Dezembro…

Espero ansiosamente ver qual o resultado das diferentes forças no hemiciclo…

Saudações Marítimas
José Modesto