segunda-feira, 22 de março de 2010

Limpar Portugal!

Realizou-se este sábado, a acção “Limpar Portugal”. Este projecto, um movimento cívico de pessoas em regime de voluntariado, teve como principal objectivo limpar as lixeiras ilegais existentes no espaço florestal do país. E esta foi, sem dúvida, uma iniciativa feliz, com uma enorme carga pedagógica, que mobilizou, um pouco por todo o país, várias instituições, várias entidades da sociedade civil, várias figuras mais ou menos mediáticas, e um número extremamente significativo de cidadãos.
A adesão, desde o primeiro momento, do Presidente da República deu a esta iniciativa uma dimensão nacional.

Verificamos, pelas imagens que nos foram transmitidas e pelos relatos realizados, que, não obstante o esforço feito, e o carácter pedagógico inerente ao evento, que Portugal está, de facto, ainda, muito sujo. Há muito lixo espalhado um pouco por todo o país. Continuamos a assistir a demasiadas atitudes pouco cívicas e, obviamente, a muitos descuidos e concluímos que há, ainda, muito, mesmo muito para fazer.
Em Matosinhos, também algumas entidades e cidadãos aderiram a este projecto. Em vários pontos do concelho, sobretudo nos locais onde a dinâmica foi maior, foi uma enorme satisfação assistir não só, mas sobretudo, jovens, a maior parte ligados a instituições vocacionadas para a solidariedade, a procederem à limpeza tão necessária.
E foram toneladas e toneladas de lixo que tivemos oportunidade de ver a serem recolhidas de locais extremamente emblemáticos, locais referência do nosso concelho, mas que, mesmo que de uma forma pouco visível, se encontravam perfeitamente inundados de lixo.
A Associação “Narciso Miranda Matosinhos Sempre” e um conjunto de jovens e associados quiseram aderir à iniciativa e, também eles, saíram para o terreno.
Foi, de facto, gratificante. E, mais uma vez, conseguimos ter a prova de que esta associação não está criada apenas para a actividade política, apenas para o apoio a candidaturas, mas também, e diria até, sobretudo, para actividades cívicas, de carácter recreativo, cultural, desportivo e solidariedade.
Portugal “arregaçou as mangas”. E em Matosinhos também o fizemos. E, mais uma vez, mostramos que somos cidadãos activos, preocupados e interessados em contribuir e fazer cidadania. Mais uma vez, mostramos que somos capazes de, de facto, marcar a diferença!

Narciso Miranda


4 comentários:

JOSÉ MODESTO disse...

Discordo completamente desta iniciativa, ao Estado e aos organismos de tutela (Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia) bem como as empresas de tratamento de residuos sólidos ou liquidos, estas mesmas devem efectuar este tipo de acção.
Lembremo-nos das facturas que liquidamos, uma parte da verba vai para estes trabalhos.
Subjugar o cidadão a esta tarefa é perfeitamente anormal.

Saudações Marítimas
José Modesto

Anónimo disse...

Caro Narciso Miranda

Gostei imenso de ler este post sobre o LIMPAR PORTUGAL.

Efectivamente esta acção mostrou que os Portugueses quando são chamados para qualquer iniciativa estão sempre presentes e empenhados.

Melhorar a PORTUGAL de todos os dejectos e detritos foi o mote desta iniciativa.

No nosso concelho foi evidente a participação e o empenhamento de muitos populares na limpeza de diversos locais.

Todavia, digo-lhe que infelizmente muitas coisas ficaram ainda por limpar.

Teria sido igualmente importante realizar esta iniciativa na Câmara Municipal de Matosinhos. Existem por lá belissimos profissionais que exectuam arduamente e de forma competente o seu trabalho.

Mas também existem alguns, "detritos", isto é funcionários a precisarem de uma reciclagem.

Desculpem mas a palavra reciclagem não é a que mais se ajusta a alguns desses funcionários, pois muitos deles não são mesmo recicláveis... são mesmo detritos a necessitar de serem desfeitos.

Refiro-me muito especificamente ao Dr. Guilherme Pinto, ao Dr. Nuno Oliveira, à Engenheira Olga Maia, ao Arquitecto Luis Miranda que continuam a exemplo do mandato anterior a não fazerem rigorosamente nada pelos Matosinhenses.

Estes Senhores estão exclusivamente interessados com o seu bem estar. Para estes senhores apenas é importante continuar na senda das negociatas imobiliárias com as CEPSAS, com as FDOS, e com outras empresas semelhantes. Interessa-lhes sobretudo megas-construções como a do plano de urbanização de cabanelas-lavra onde vão ser construidos os tais 20 prédios.

Este é o exemplo clássico do que é o LIMPAR PORTUGAL. Neste caso de Lavra o propósito do Dr. Guilherme Pinto não é retirar os detritos dos nossos pinhais... mas antes limpar, isto é, abater áreas verdes de que estamos tão necessitados no concelho.

A isto chama-se LIMPAR MATOSINHOS... LIMPAR MATOSINHOS de áres verdes onde o oxigénio circula livremente e substituir por betão armado.

Neste momento, penitencio-me de ter votado Guilherme Pinto nas últimas autárquicas. Como foi possível ter acreditado neste homem que dizia em todos os seus cartazes que iria projectar o futuro.

Peço desculpa Sr. Narciso Miranda de não ter votado em si... mas digo-lhe claramente que Matosinhos precisa de si, Precisa de alguém que se preocupe com os Matosinhenses e com o seu bem estar.

Para terminar digo-lhe que conte comigo para ajudar a LIMPAR MATOSINHOS destes individuos que têm aumentado significativamente as ervas daninhas na nosso autarquia e contribuido para criar um MATOSINHOS SUJO E ENEVOADO.

MATOSINHOS PRECISA MUITO DE SI PARA QUE SEJA UMA TERRA NOVAMENTE LIVRE E CLARA!

JOSÉ MODESTO disse...

Caro(s)Amigo(s) ainda não vi nenhuma intervenção por parte da vossa bancada (na assembleia municipal) sobre estes casos que o comentário anterior cita.
Estude-se o problema e leva-se a cabo o debate no lugar certo: Assembleia Municipal.

Ainda novo nesta matérias, e como cidadão de Matosinhos intervenho sempre na Assembleia Municipal, sou militante no PSD uma semana antes das eleições e faço mais oposição do que algumas forças politicas.

Aos seus representantes pede-se TRABALHO...TRABALHO... isso faltou para se ganhar.

Saudações Marítimas
José Modesto

guimaraes disse...

""Limpar Portugal".
O título é sugestivo, e disse cá para os meus botões:" o Comendador vai pedir para limpar parte deste país de sujidade políta"." César o que é de César", caro Presidente.A sua missão , como "animal polítco", e excelente estratega que é , vamos mas é "limpar Portugal" de alguns políticos da nossa praça,começando pelos " lateiros do seu partido",(bom não sei se ainda lá milita),pelo que dizem por ai...não sei.A começar pelo seu líder, S.r Socrates.Não?Digo sim,então não é que na entrevista do J.N.de Domingo, pag.,7,diz"a contenção será feita pelo lado da despesa",-textualmente-.Será que o S.r Socrates, pensará que vivemos na época das trevas Que os portugueses são parvos, andam todos a dormir!Então veja-se:OE,2010,Finaças e Administração Publica,(+0´9%).
Encargos Gerais do Estado,(+0,4%.
Negócios Estrangeiros,(+11,5%)
Presidência do Conselho de Ministros, (+22,8%)VEJA-SE esta rúbrica, é de bradar aos céus!Como podemos nós acreditar num Primeiro Ministro, que "dá uma no cravo, outra na ferradura".Ou é impressão minha,ou os portugueses andam todos a dormir.

Um abraço.

José Guimarães