terça-feira, 19 de maio de 2009

Alma socialista

O lançamento oficial de uma candidatura a um mandato legislativo marca - para as forças que o apoiam - o início de uma nova etapa.
Será – e digo-o com o saber de experiência feito – um período em que, a serenidade e o bom senso, mas também a aplicação e a voluntariedade participativa, serão decisivas no resultado final.



É também um momento – o da cerimónia da sua apresentação formal – de avaliação, da força e aceitação de um projecto social, cujos contornos, os tempos mais próximos (passados) têm vindo a definir. E, que os tempos futuros virão a consagrar. Foi pois com a certeza de interpretar fielmente os legítimos anseios de larguíssimas camadas da população matosinhense que, no passado sábado, tive a honra de contar com milhares de cidadãos que quiseram com a sua presença na Sede da “Associação Cívica Narciso Miranda Matosinhos Sempre”, manifestar publicamente a sua disponibilidade par reforçar a causa que nos move e incentiva - retomar o rumo de Matosinhos.
Com efeito, recolocar Matosinhos na calha do progresso e desenvolvimento, fazer com que esta terra de “Horizonte e Mar” seja respeitada pela capacidade reivindicativa de outros tempos, e impedir a continuidade de uma política que aposta no despesismo e descontrolo das finanças da Câmara, em vez do rigor na gestão dos recursos humanos e materiais.
È por isso que é necessário retomar o rumo do rigor e da confiança na concretização de propostas e no restabelecimento das relações afectivas entre a Câmara e os cidadãos. Da credibilidade para que Matosinhos volte a estar na vanguarda da modernidade das políticas sociais, culturais, da solidariedade e do desenvolvimento sustentado. Da esperança na mobilização integradora de todos os que são essenciais ao desenvolvimento qualitativo do concelho e na concretização de projectos inovadores e mobilizadores, para que o futuro seja a certeza da esperança solidária, muito especialmente com os mais desfavorecidos, os mais jovens, os mais idosos e os que não têm emprego.
Mas – perguntará o leitor – que ao longo de décadas me conheceu como indefectível socialista, de tal forma – admitirá - que, em Matosinhos quase se confunde o PS com Narciso Miranda, porque razão concorro por fora do Partido que sempre foi o meu e que ajudei a consolidar no quadro partidário nacional? Muito simplesmente, porque o aparelho socialista, os homens que vivem e lutam em torno de interesses pontuais e localizados, resolveram dispensar a minha contribuição.
Conhecendo-me – como me conhecem – um intrépido defensor de uma política em que o rigor de gestão, a disciplina de trabalho, e o respeito pelos direitos cívicos, achariam que me encontro desenquadrado do actual modelo governativo da Câmara. O povo de Matosinhos, os socialistas anseiam por ter à frente dos destinos da autarquia, alguém de sua confiança e com provas dadas na defesa intransigente dos seus direitos. E, a melhor forma de assegurar a concretização de tais anseios – concluí eu, e concluíram muitos cidadãos dos mais variados estratos sociais – é esta: concorrer à Câmara como independente!
E foi com este espírito e por um dever de consciência, para com todos os que me incentivam e apoiam e que sabem que sou socialista do coração que decidi apresentar a candidatura independente a Presidente da Câmara de Matosinhos, com o nome de Narciso Miranda - Matosinhos Sempre.
Por isso senti com enorme orgulho, o carinho, o apoio e o aplauso dos milhares de cidadãos que me honraram com a sua presença naquela tarde inesquecível.
Encarnando – posso afirmá-lo com toda a convicção – a verdadeira alma de todos os que têm memória e conhecem a história de Matosinhos! A camisola que hoje envergo traduz um sentimento de glória e de amor por Matosinhos. Porque, o acto de cidadania que corporizo corresponde ao cumprimento e à exigência cívica de retomar o rumo para que os matosinhenses possam ter um futuro de esperança e Matosinhos Sempre a nossa forma de viver.

Narciso Miranda

1 comentário:

Manuel Silva disse...

Muito bem Narciso Miranda.

Ainda há quem não acredite na Tua Vitória...


Parabens pelo teu empenho de sempre, por - Matosinhos Sempre!


Abraço LONGO...