quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Algarve Exportador

Quando passamos no coração de Matosinhos Sul, designadamente, quando contornamos o quarteirão da Av. da República, Roberto Ivens e Heróis de França, continuamos a ver as máquinas em movimento, que arrasaram a “Algarve Exportadora” e a “Rainha do Sado”.
Quando nos apercebemos do que estava a acontecer, constatamos que existe um grande desanuviamento daquele local, isto é, os muros das fábricas que fazem parte da nossa história e da memória colectiva dos matosinhenses, ao serem arrasados, provocaram uma grande abertura.

E a conclusão a que chegamos é que, destruir pedaços da nossa memória e do nosso património é, de facto, sempre um erro histórico. Um erro que seria, no entanto, menorizado se ali, naquele local, nascesse um jardim, uma zona verde, um parque público, com equipamentos urbanos, para os cidadãos puderem usufruir desta nova realidade.
Talvez assim, o cidadão comum, menos atento à história de Matosinhos e às referências marcantes do século passado, sobretudo em matéria de arqueologia industrial, concluísse que “valeria a pena derrubar um foco de promiscuidade” e “limpar uma situação que se degradava ano após ano, mês após mês e dia após dia”.
Acontece que a realidade é bem diferente. Vamos viver um período de grande abertura em consequência da destruição realizada, mas, mais tarde ou mais cedo, ali, não vai nascer uma zona arborizada, um jardim público, um espaço de equipamentos públicos, uma zona para o cidadão puder usufruir, respirar, sentir e viver a cidade.
Não. Ali vai nascer mais betão armado. Vai nascer mais habitação, onde esta já não é mais necessária. Vai nascer, ou melhor, dizem que vai nascer - porque a minha convicção é que não vai nascer – o hotel anunciado e que apenas aparece para branquear um processo especulativo. Vai nascer um equipamento cultural. Ou melhor, não vai nascer nada. Dizem que vai nascer, apenas para colocar o “laço cor-de-rosa” num “embrulho” que nada mais é do que um processo meramente especulativo.
O proprietário, Nazareth Fernandes, foi muito claro na entrevista que deu, na sexta-feira passada, a um jornal de referência nacional (o “Jornal de Notícias”), quando afirma que “o primeiro projecto entrou na Câmara de Matosinhos em 1981” e que “depois desse, entraram mais cinco projectos”. “Nenhum foi chumbado, mas também nenhum foi aprovado. No final da década de 90, a Câmara aprovou a volumetria para o local, mas o processo só foi desbloqueado, definitivamente, em Dezembro (último), com o aval à demolição”, reiterou.
Nazareth Fernandes tem razão. Quanto tentou, através de todos os meios ao seu alcance, “usando e abusando” de arquitectos, uns com alguma influência, outros de renome internacional, para tentar concretizar o seu objectivo “esbarrou” sempre numa resposta negativa por parte da Câmara Municipal.
Ele foi muito claro no que afirmou. Até 2005, nunca as suas pretensões tiveram eco, de facto, desmentindo, assim, claramente, todas as afirmações feitas pela Câmara de Matosinhos.
Afirma o empresário, nessa mesma entrevista, que “há 28 anos pedia à Câmara de Matosinhos para demolir a velha fábrica de conservas Rainha do Sado e que o aval municipal apenas chegou quatro dias antes do Natal (2009), após a aprovação polémica no Executivo”.
É verdade. Nazareth Fernandes tem razão. Nunca, em 28 anos, esta demolição havia sido autorizada. Foi precisa uma mudança radical na política municipal, liderada pelo PS, que aconteceu a partir de 2005, para que, 28 anos depois, tenha sido autorizada a demolição desta peça da arqueologia industrial.
E das duas, uma: ou a política liderada pelo PS, até 2005, estava errada, ou, depois de 2005, confirma-se, de facto, uma mudança radical de uma política que deixou de ser socialista e que passou a ser sustentada nos valores da direita mais radical.

Narciso Miranda


Sem comentários: