sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Em Angola

Já cheguei. Cheguei a este magnífico país que é Angola. Sim, para mim, Angola é Angola. Sempre gostei deste país e continuo, não obstante alguns sinais de degradação, a ter um fascínio especial por Angola.
Estive cá três meses, voltei. Ainda vou “cheirar” um pouco de futebol. Claro, ainda vou ver uns dois ou três jogos do CAN 2010. Que pena, no entanto, que, num desses jogos que vou ter oportunidade de ver, não ter nas quatro linhas a participar a selecção nacional de Angola, comandada, dirigida e treinada por esse grande treinador português, Manuel José.
E por cá vou andar, a trabalhar intensamente, percorrer algumas províncias, algumas cidades magníficas (Luanda, Uambo, Cabinda, Benguela, Lobito, entre outras). A trabalhar, sim, aqui, nesta Luanda que mais parece um estaleiro, onde nos cruzamos com tapumes e gruas por todo o lado, operários e muitos empresários, muitos chineses, mas também, alguns e bons portugueses, aqui trabalha-se mesmo e temos de andar de mangas arregaçadas.
Cá me vou cruzar com a Ana, com o Francisco, entre outros grandes amigos, para eu ter a oportunidade de lhes ensinar a gostarem de Angola e de Luanda. Sim, porque para se gostar de África, para se gostar de Angola, é preciso aprender-se primeiro.

Narciso Miranda





Sem comentários: