terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Parabéns, Padroense!

O Padroense comemora, este mês, o 88º aniversário da sua existência. Esta é, hoje, uma das colectividades desportivas mais importantes do concelho de Matosinhos, do distrito do Porto, atingindo, já, uma dimensão regional muito significativa.
Basta dizer que, no futebol, depois do Leixões, é a segunda colectividade mais importante, tendo a sua equipa na 2ª Divisão Nacional.

Mas, para além do futebol, e porque uma colectividade não pode ser avaliada, exclusivamente, através da sua prestação ao nível desta importante modalidade, tem muitas outras que movimentam dezenas de jovens. Normalmente, não se dá a devida importância à formação e o Padroense é, indiscutivelmente, o campeão, em Matosinhos, a este nível. É verdadeiramente notável ver a funcionar a Academia Desportiva, do Padroense, criada e gerida pelo vice-presidente da Direcção, dr. Vasco Pinho.
Quando, no jantar comemorativo dos 88 anos desta colectividade, realizado na passada sexta-feira, ouvimos a afirmação de que, depois da Academia Desportiva do FC Porto, a segunda maior academia no distrito é a do Padroense, sentimos o peso e a importância desta colectividade na área desportiva.
Mas sentimos também orgulho de ver esta academia a ser liderada por um companheiro de projecto, de candidatura e de caminhada. Há uns, muitos, que falam, discursam, que fazem considerações e reflexões, e vão fazendo acções modestas, aqui ou ali. Há outros, e o Vasco Pinho é disso um verdadeiro exemplo, que vem apresentando propostas coerentes, credíveis, com um investimento, indiscutivelmente meritório, na formação desportiva.
O dr. Vasco Pinho muito se deve orgulhar do trabalho realizado. E eu tenho razões para me orgulhar por o ter na minha equipa e de ver Matosinhos com Vasco Pinho a exercer as funções de vereador. E não se trata de um vereador qualquer. Trata-se de um autarca com ideias, com projectos, com uma linha de rumo e de coerência que me tem impressionado pela positiva. Com capacidade de intervenção e, também, capacidade de resposta para os problemas que vão surgindo.
Gostaria de prestar, ainda, a minha homenagem a um outro autarca, o presidente do Padroense, Germano Pinho, o verdadeiro responsável pelo sucesso global desta colectividade, como, mais uma vez, se comprovou no jantar da passada sexta-feira, que lotou por completo o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Mais uma grande iniciativa deste grande clube, marcada pelo sucesso e pela enorme capacidade de mobilização.
Mas em ambiente de festa, há sempre alguém que não perde a oportunidade de desviar o essencial, tentando fazer sobressair o supérfluo. E, normalmente, só actua desta forma quem não está muito seguro das suas próprias convicções e quem não tem certezas sobre a certeza que pretende transmitir.
Normalmente, estas fragilidades conduzem a comportamentos de pessoas ou titulares de cargos que continuam a pensar que conseguem “tapar o sol com a peneira”.
Despesismo não é apoiar as colectividades. Despesismo não é apoiar a formação dos jovens na área do Desporto. Despesismo é gastar dinheiro mal gasto em acções sumptuosas, em jantares e almoços, em viagens inúteis, em excesso de combustível, em assessorias e consultorias.
E a verdade virá sempre ao de cima. Foi, de facto, desajustado, nada correcto, aproveitar uma festa para, na casa do festejado, cometer a indelicadeza de escolher caminhos tortuosos da demagogia e da mentira.

Narciso Miranda


Sem comentários: