segunda-feira, 16 de março de 2009

Fernanda Soberano: O exemplo das mulheres de Matosinhos

Este fim de semana, concretamente no passado Domingo no Salão da Nova Sede do “Aurora da Liberdade” aconteceu uma cerimónia extremamente simples, mas carregada de significado e sobretudo de emotividade.

A cerimónia era de homenagem a uma grande matosinhense.

O ambiente, carregado de simbolismo reflectia a enorme afectividade, a profunda amizade e o mais elevado reconhecimento pelo contributo social dado à comunidade por esse grande exemplo de combatividade e determinação que as gentes de Matosinhos trazem no coração.

Chama-se Fernanda Soberano e é bem a prova do que são capazes as mulheres de Matosinhos: combativas e determinadas, mas afectivas e generosas. Mulheres de garra, de causas, de valores e de princípios, prontas a lutar por aquilo em que acreditam.

São assim as gentes desta terra, são assim as esposas, filhas e mães de Matosinhos.

Fernanda Soberano – tal como muitas outras conterrâneas - lutou, ao longo da sua vida, contra adversidades de toda a ordem. Foram enormes as dificuldades, foram imensas as aflições.

É por isso que todas as manifestações de apreço e gratidão são inteiramente saudadas e correspondidas. Por todos. Grandes e pequenos, ricos e remediados, pobres e excluídos, intelectuais e medianamente ilustrados.

Foi por isso, que no passado Domingo correspondi, com o elevado sentimento de quem cumpre um dever, ao lançamento do seu livro, que tem até um título sugestivo.

Entendeu por bem a minha querida amiga escritora chamar-lhe “O passageiro”, como que a lembrar-nos – é de poesia popular que se trata – que é passageira a vida que enfrentamos, são curtas as razões para a prepotência e arrogância.

Foi por isso que ilustres figuras matosinhenses fizeram igualmente questão de apadrinhar o evento.

Foi com enorme alegria e com profunda emoção que sentimos a presença de figuras matosinhenses de relevo, como o prestigiado cirurgião José Maria Lafuente de Carvalho e o Director da Rádio Clube de Matosinhos e meu amigo João Lourival.

Sinto-me honrado – e penso poder atribuir igual sentimento a João Lourival – pela referência elogiosa que nos é feita num dos poemas do seu livro.

Foram pessoas desta estirpe, desinteressadas, mas atentas que tornaram possível à Fernanda Soberano concretizar o sonho de lançar este livro.

Uma jornada inesquecível – e não só para a autora.

Todos os presentes – e foram muitos – saudaram com igual calor este elevado acto de cidadania, este profundo sinal de bairrismo e solidariedade.

Foi, também, para mim, muito gratificante nesta cerimónia, ouvir esse grande matosinhense, o professor doutor José Maria Lafuente de Carvalho prestar homenagem à sua mãe e ao seu pai, grandes figuras de Matosinhos.

Quando o Dr. Lafuente falou dos seus pais, logo senti a emoção resultante das prolongadas, vibrantes e afectivas conversas que fui mantendo, ao longo dos tempos, com o Zacarias Lafuente de Carvalho. O grande Zacarias. Um homem da “Saúde & Sá”. Um lutador dos valores da liberdade, da democracia e da solidariedade. Estremeci. Estremeci mesmo, face à saudade gerada numa cerimónia de grande generosidade, de muitos afectos e onde se festejou os valores do carácter, dos princípios e, sobretudo, da verticalidade e da amizade.

Foi gratificante. Obrigado aos protagonistas pela lição que me deram.

Narciso Miranda






1 comentário:

Anónimo disse...

E assim se confirma, que AS ÁRVORES MORREM DE PÉ...VIVA AURORA DA LIBERDADE.
LAFUENTE, filho de Zacarias, da Tipografia Saude & Sá, merecia também uma Homenagem.
Parabens Narciso