quarta-feira, 25 de março de 2009

A Saúde está doente!

De todos os problemas que afectam a sociedade matosinhense - a Saúde, o Desemprego, a Segurança, a Educação, o Trânsito (entre outros) - o que se relaciona com a prestação dos Serviços de Saúde ocupa lugar de destaque.

Principalmente pela progressiva degradação e contínuo abaixamento de qualidade que a população regista. E, não esquece!

Recuando alguns anos, constatamos que – a ter-se mantido a dinâmica de então – importantes aglomerados como Custoias e Leça do Balio teriam já – ou estariam em vias de ter – os seus Centros de Saúde.

Inegavelmente necessários – o próprio Governo Central o admitia ao aprovar a sua concretização – estas Unidades de Saúde projectadas de raiz, modernas e dotadas dos mais eficazes meios de diagnóstico e de tratamento, a breve trecho fariam parte do património colectivo de todo um povo, que teria, no presente, a Saúde tratada com dignidade. E, que as gerações futuras haviam de bendizer! Aprovada a ideia, confirmada a intenção, escolhidos os terrenos – para ambos os locais – se o início da construção era uma questão de oportunidade, o início do usufruto de tais serviços era uma questão de tempo. Tal, não se verificou, porém! Rapidamente, o Governo que se seguiu àquele em que tal medida fora consagrada anulava o projecto anteriormente aprovado.

Tínhamos assim, reduzida a cinzas a esperança que alimentou o sonho de balienses e custoienses.

Com a entrada em funções do actual Governo, novamente socialista, agora com maioria absoluta, e mantendo-se a Câmara de Matosinhos também com maioria do PS e tendo todos os seus membros coniventes com a estratégia seguida e inequivocamente apoiantes das opções tomadas, tudo apontava para uma recuperação da estratégia e, consequentemente, terreno e projectos para retomar a ideia. Toda a gente, obviamente, considerou este o caminho lógico e certo.

Acontece que, o que era correcto, o que era inquestionável, o que era uma decisão estratégica, deixou de o ser. A alteração foi radical. Em vez de um centro de saúde de raiz, com custo totalmente suportado pela Administração Central, passou-se a estudar a adaptação de um espaço para comércio, em bloco habitacional, para uma solução provisória. O que seria custeado pelo Governo, passou a ser pago pelos matosinhenses.

O local? - Recarei, Leça do Balio.

Mas não se ficam por aqui as “desatenções” do poder local no domínio da Saúde. A falta de capacidade reivindicativa – uma das imagens de marca dos novos tempos – tem reflexos bem mais amplos: a opção pelo provisório, em detrimento do definitivo – que consubstancia, na prática cedência e inconsequência afirmativa – parece ter vindo para ficar. É o figurino político de hoje: Matosinhos sem força política para impor junto do poder central as razões de uma região, os direitos de uma comunidade, os interesses de uma população laboriosa e cumpridora! Perafita, por exemplo. Também os seus moradores sentem os seus direitos à Saúde desacautelados. Também aqui, o provisório, o remedeio, o desenrasque puro e simples servem de solução. Soluções provisoriamente definitivas, ou definitivamente provisórias: eis a questão! O Hospital Pedro Hispano mantém, sem solução à vista, aquela rampa de acesso aos serviços hospitalares, penosa para quem tem meios de locomoção diminuídos. Ou a exigir esforço medieval aos moderadamente preparados para caminhadas!...

Outro exemplo de desatenção autárquica e que urge corrigir, é a que se relaciona com os horários das farmácias abertas ao público nas horas nocturnas, em dias feriados, sábados de tarde e domingos.

Em todo o concelho duas farmácias, duas! Se o leitor morar em Lavra, por exemplo e tiver a farmácia de serviço em S. Mamede ou Senhora da Hora faça lá as contas aos quilómetros a percorrer. É mais fácil chegar a uma farmácia de outro Concelho? Pois sim, mas é o município de Matosinhos que arrecada os seus impostos! Já pensou nisto?


Narciso Miranda

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu Caro Narciso, são tantas que até lhe perdemos a Conta...um dia destes aconselho a que elenque a Lista Completa...Chega um Post?


D-U-V-I-D-O

Abraço, sempre em Força...