segunda-feira, 30 de março de 2009

A Força dos Jovens

Um dos aspectos mais relevantes deste interregno político – a presença crescente de jovens, em acções de sensibilização para a causa pública – tem sido de extrema importância no reforço das minhas convicções e da minha formação humana. Refiro-o com regozijo e humildade!

Sei do que falo. Verifico, com enorme satisfação, que todos os dias crescem as inscrições de jovens na “Associação Narciso Miranda Matosinhos Sempre”.

Registo com o maior agrado, a presença nesta Sede de jovens, das mais variadas origens e formações, bem como a sua progressiva integração nas iniciativas promovidas pelo sector mais jovem.

Têm sido tantas as solicitações, tantos os sinais de acolhimento dos objectivos da Associação Narciso Miranda Matosinhos Sempre, tanta a disponibilidade e tão abrangente o leque de participações que, muito acertadamente, resolveram enquadrar-se na “Associação Narciso Miranda Matosinhos Sempre JOVEM” (sublinho “jovem”).

Trata-se apenas de um dos núcleos – neste caso, o JOVEM – de uma Associação Cívica - que tem vindo a afirmar-se, de forma crescente e contínua, como uma força aglutinadora dos diversos itens sociais e culturais, inovadora nas acções que desenvolve e motivadora pela forma esclarecida e entusiasta como funciona, na assumpção das causas que há muito, conscientemente, assumiu.

Há, naturalmente como seria de esperar - perfeitamente sintonizados com o principal objectivo da Associação a que aderiram, sem reservas - muitos outros cidadãos, cuja determinação, empenho, objectividade e capacidade de luta, não posso deixar de, igualmente, saudar. E, de aplaudir!

São cidadãos amigos, tantas vezes desconhecidos, mas, sempre reconhecidos agentes de uma dinâmica imparável, cuja vitória - face à experiência de vida - se lhes afigura consequência natural, quer do efeito da participação colectiva – que integram - quer da constatação de que “Retomar o Rumo”, em Matosinhos, é necessário!

Os sinais recebidos são vários e de procedências diversas. Nas marchas a pé, nos passeios de bicicleta, nas viagens de Metro, nas visitas a núcleos habitacionais, nas conferências e debates, a hospitalidade, a aceitação e o carinho dispensados, por quem connosco se cruza, ou nos procura, dão-nos a certeza de que vale a pena lutar, pela esperança de um futuro melhor e mais digno dos matosinhenses.

Como bem ficou demonstrado no último Sábado, em Leça da Palmeira, na cerimónia do lançamento do livro “Narciso Miranda Matosinhos Sempre” – que reúne um conjunto de crónicas que tenho vindo a fazer ao longo dos três últimos anos - no sentido de encorajar a discussão, sobre as questões que afligem os matosinhenses, dando-lhes a conhecer os meus pontos de vista sobre os mais variados temas da actualidade.

Com o auditório da APDL repleto, e com incontável número de presenças nos espaços adjacentes, tive a grata oportunidade de agradecer a todos a elevada e inesquecível manifestação de apoio à causa colectiva que protagonizo: recolocar Matosinhos na senda do progresso, do desenvolvimento e a merecer a confiança, quer a nível local, metropolitano, regional ou nacional.

Também aqui, foi notória a participação entusiasta dos mais jovens apoiantes. Foram inúmeras as mensagens que recebi, dando-me conta da presença incontável de rapazes e raparigas. Registei a vossa presença e valorizei a vossa opção – afinal era uma tarde de sábado – e posso assegurar-vos, caríssimos jovens, que, essa força - a vossa força afinal - é a verdadeira raiz do sucesso no combate que vamos enfrentar!

Do sucesso do rigor, da serenidade e da firmeza, no desenvolvimento de políticas sociais, económicas e culturais de nova geração.

Da luta, sem quartel, que prometo travar para que os vossos direitos, os vossos objectivos, os vossos sonhos se concretizem!

Eu conto convosco!

Contem comigo.

Narciso Miranda

2 comentários:

Amigo do Peito disse...

Grande Post Narciso...pareces o OBAMA...


ViVa MaToSiNhOs...

Nota: Foi com a Juventude que OBAMA ganhou a eleições e também com uma BoA ajudinha de Hillary Clitton..


Vaias Vencer com 46%...(mais coisa menos coisa)


MATOSINHOS SEMPRE COM NARCISO

Sempra Amigo disse...

Amigo Narciso...O Povo está contigo!...

Abraço Amigo...Forte