quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Mulheres e jovens em destaque nas listas de Narciso Miranda

O Mandatário do Grupo de Cidadãos Eleitores “Narciso Miranda Matosinhos Sempre” e o candidato a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Narciso Miranda, apresentaram esta manhã, ao Juiz do Tribunal da Comarca de Matosinhos, as listas de candidaturas a todos os órgãos autárquicos de Matosinhos. Foi a primeira candidatura independente a ser formalmente apresentada.

"Complexo", foi assim que Narciso Miranda definiu todo o processo de apresentação formal de candidatura, na entrega dos 14 dossiês contendo candidaturas e as assinaturas do cerca de 19.000 proponentes.

À saída do Tribunal, Narciso Miranda deixou claro que “desenvolver um processo que envolveu 19 mil cidadãos é um processo gigantesco”. Por isso mesmo, homenageou “todas as pessoas que nas ruas, nas praças, nas casas, nas colectividades desencadearam este processo”. O candidato independente explicou ainda a escolha desta data, apesar do prazo limite terminar na próxima segunda-feira: “Escolhi este dia porque é o Dia Internacional da Juventude e quis prestar uma homenagem à Juventude, apresentando as candidaturas nesta data comemorativa”.

Dos 353 candidatos inscritos, 40 por cento são jovens e 41 por cento mulheres, apesar da quota legalmente estabelecida ser de 33 por cento. Sendo Narciso Miranda o candidato já conhecido à Câmara Municipal, uma das novidades das listas é a candidata à Assembleia Municipal (AM). Manuela Machado da Silva é médica pedopsiquiatra, foi presidente do conselho da administração do Hospital Maria Pia e é actualmente directora do Departamento de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar do Porto. Da lista à AM consta ainda o nome de Júlio Vasconcelos, fundador do PS de Matosinhos. Das listas fazem ainda parte quatro ex-vereadores de Narciso Miranda: Júlio Vasconcelos, Nogueira da Silva, Serafim Lopes e Alexandra Gavina.

O candidato independente lançou um apelo para que se faça uma campanha eleitoral civilizada, tolerante, de debate profundo e sobretudo na base de projectos, programas de acção e objectivos a serem concretizados para o futuro de Matosinhos e dos matosinhenses. Afirmou ainda que toda a sua estratégia vai ser virada para o futuro, dado que não se candidata contra ninguém mas por Matosinhos e exclusivamente para responder a apelos populares insistentes e consequentemente para renovar a esperança, e com criatividade, imaginação e ambição, colocar a sua experiência de gestão, o seu rigor nas contas públicas e a sua capacidade de trabalho ao serviço de Matosinhos.

Por fim, afirmou de forma enfática que “neste processo, nesta candidatura, não cabe a mentira, a intriga e os ataques pessoais. Os cidadãos estão cheios da política e da politiquice, querem propostas concretas para enfrentarem os graves problemas de desemprego, da segurança, da saúde e sobretudo de ordem social. Ninguém conte comigo para alimentar discussões inúteis e acções inócuas que não visem o progresso de Matosinhos. Nenhum candidato ou apoiante da candidatura “Narciso Miranda Matosinhos Sempre” poderá fugir destas balizas de intervenção. Tudo será feito pela positiva, a olhar para o futuro, mobilizando todos os meios disponíveis, sejam materiais, financeiros, humanos para retomar o rumo do rigor, do progresso, do investimento, do desenvolvimento, da credibilidade e da confiança”.

Sem comentários: