quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Vamos em frente

Artigo de opinião publicado no jornal "Matosinhos Hoje"

Apresentei, na quarta-feira passada, dias antes do prazo limite estabelecido na lei, as listas de candidaturas a todos os órgãos autárquicos de Matosinhos. Foi a primeira candidatura independente a ser formalmente apresentada, num dia que escolhi como forma de prestar homenagem a todos os jovens – o Dia Internacional da Juventude

Num processo gigantesco, que envolveu 19 mil cidadãos, os matosinhenses voltaram a demonstrar a sua força e a sua vontade em retomar o rumo do rigor, da credibilidade, da confiança, da esperança num futuro melhor. Nas ruas, na praças, nas casas, nas colectividades, os cidadãos mobilizaram-se em torno de uma causa comum e conseguiram. E conseguimos. Conseguimos não só apresentar candidaturas a todos os órgãos autárquicos como conseguimos quase o dobro dos proponentes necessários.

Na quarta-feira passada, ao Juiz do Tribunal da Comarca de Matosinhos apresentamos o resultado de todo esse esforço, de todo esse trabalho intenso. O Grupo de Cidadãos Eleitores “Narciso Miranda Matosinhos Sempre” apresentou listas de candidatos à Câmara e Assembleia Municipal e às dez Assembleias de Freguesia do concelho. Listas, compostas por 40 por cento de jovens e 41 por cento de mulheres e com particularidades que faço questão de destacar e tornar públicas, tais como a candidata à Assembleia Municipal, pela primeira vez uma mulher – Manuela Machado da Silva, médica pedopsiquiatra, foi presidente do conselho da administração Maria Pia e é, actualmente, directora do departamento de pedopsiquiatria do Centro Hospitalar do Porto. Uma mulher cuja credibilidade é incontornável e, por isso, é uma honra para mim ter-lhe dirigido um convite que ela aceitou sem hesitar um segundo.

Não poderia deixar de referir, também, a presença nas listas do mais antigo militante do PS, fundador do PS de Matosinhos e alguém por quem nutro uma grande admiração, Júlio Vasconcelos, e, ainda, de mais três meus ex-vereadores: Nogueira da Silva, Serafim Lopes e Alexandra Gavina. O que me faz, aliás, deixar uma nota pedagógica: é muito feio mentir. E foi, também, para demonstrar esta inequívoca mentira – de andarem a dizer que os ex-autarcas estavam todos numa determinada candidatura, menos um - que fiz questão de convidar apenas quatro meus ex-vereadores.

Neste processo, na candidatura independente à Câmara de Matosinhos que lidero, não cabe, aliás, nem caberá, a mentira ou a intriga. Já não é novidade para ninguém que os cidadãos estão cansados disso, estão cansados da política e da politiquice. O que eu quero, os que os matosinhenses querem são objectivos e propostas concretas para o futuro de Matosinhos. O que eu e os matosinhenses queremos são soluções reais para questões como a do desemprego, da segurança, da saúde e de ordem social. Os matosinhenses querem acção em prol do concelho e é isso que sabem ter em mim e na candidatura que protagonizo, uma candidatura que não surge contra ninguém, mas apenas em resposta a apelos insistentes dos cidadãos que querem retomar o rumo.

Sem comentários: