sábado, 1 de agosto de 2009

Obrigado a todos

Artigo de opinião publicado no "Jornal de Matosinhos", edição de 31 de Julho

Confesso que esta semana teve, para mim, um sabor especial. Não é sempre, nem são todos aqueles que conseguem celebrar um aniversário da forma como eu o pude fazer. Todos sabem do meu amor por Matosinhos e da relação próxima de afecto que sempre tive e continuo a ter com os matosinhenses. E poder ter a meu lado, nesta data especial, mais de 2500 matosinhenses, mais de 2500 amigos, foi, para mim, extremamente gratificante.(...)

A verdade é que Matosinhos não pára de me surpreender. E aquilo que se viveu num Centro de Desportos e Congressos completamente lotado foi, sem dúvida, mais uma agradável surpresa. Até porque este foi, também, um jantar de apoio à candidatura independente que lidero, sob a sigla “NARCISO MIRANDA MATOSINHOS SEMPRE”. Uma manifestação intensa de apoio de todos os que querem ver Matosinhos retomar o rumo, de todos os que querem ver Matosinhos retomar o lugar cimeiro no país que, comigo, que connosco, sempre ocupou.

Este aniversário acontece 30 anos depois de ter sido eleito, pela primeira vez e ainda muito jovem, presidente da Câmara de Matosinhos, facto que mudou positivamente o rumo do concelho. Lembro-me bem. Os matosinhenses têm memória e sabem bem como era Matosinhos há 30 anos atrás. Sabem bem como tive, como tivemos, juntos, que arregaçar as mangas, calçar as galochas e trabalhar arduamente para construirmos o concelho desenvolvido que construímos. As batalhas que travamos: na Habitação; na Educação; na Economia; na criação de Emprego; no Ambiente; na Acção Social.

A pulso, fui, em conjunto com os matosinhenses, colocando Matosinhos no mapa. A pulso, fui conseguindo a qualidade de vida que sempre considerei fundamental para o concelho.

Cerca de 30 anos depois, deixei, de livre vontade, a presidência da Câmara de Matosinhos. Fi-lo porque acreditei na continuidade do trabalho que tínhamos vindo a desenvolver, o que acabou por não acontecer. Matosinhos parou. Durante quatro anos, não se construiu uma casa, uma creche, um lar, um centro de dia para a terceira idade, uma piscina, um pavilhão. Nunca em Matosinhos houve tantos sinais de fome e exclusão social, tantos desempregados, como agora. Nunca em Matosinhos se gastou tão mal o dinheiro dos munícipes. Nunca em Matosinhos houve tanto desperdício. Nunca em Matosinhos houve tantas despesas supérfluas. Nunca em Matosinhos houve tanta falta de solidariedade. Nunca em Matosinhos houve tanta falta de esperança e de futuro.

Por isso, me candidato. Por isso, mais de 2500 matosinhenses (e porque não havia espaço para mais) vieram ao Centro de Desportos e Congressos mostrar o seu apoio a esta candidatura. Porque me conhecem. Porque sabem que o Narciso Miranda tem defeitos, mas é um homem de trabalho. Porque sabem que faço política com coração, com afecto e com paixão e que onde existe uma família com problemas eu estou lá. Os matosinhenses sabem bem que, comigo, o Governo vai resolver os problemas de Matosinhos. Que, comigo, os senhores de Lisboa, vêm cá, mas para resolver problemas, vêm cá, mas para trabalhar.

É este o pacto que tenho. É esta a coligação que quero: com o povo de Matosinhos. A mim, a única entidade que me condiciona são os matosinhenses.

Obrigado a todos. São manifestações intensas como esta que me dão a certeza de que estamos no caminho certo. Os matosinhenses são pessoas de força, de carácter, de personalidade. Os matosinhenses querem retomar o rumo do rigor, da credibilidade, da confiança, do futuro. Alguém ainda duvida?


Sem comentários: