quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Candidatura "Narciso Miranda Matosinhos Sempre" com grande mobilização no arranque da campanha eleitoral

29 de Setembro, dia 1 da campanha eleitoral. Faltam 13 dias para o derradeiro dia e o Grupo de Cidadãos Eleitores "Narciso Miranda Matosinhos Sempre" mostra estar à altura do desafio, iniciando a campanha eleitoral com grande mobilização.

Eram apenas 07h15 e nas ruas de Matosinhos já se concentrava um grande número de apoiantes, para acompanhar o candidato independente Narciso Miranda nas acções de campanha agendadas para o dia.
Com a primeira paragem do dia marcada para a Lota de Matosinhos, Narciso Miranda, acompanhado por vários candidatos aos órgãos autárquicos (como António Crispim, candidato à J.F. Matosinhos e Manuela Machado, candidata à Assembleia Municipal), encheram as ruas de Matosinhos com o acenar de bandeiras com o símbolo da candidatura, o coração.

Extraordinário ambiente na Lota de Matosinhos

Um curto percurso marcado por diversas paragens para saudar os matosinhenses que iniciavam o seu dia (paragens que viriam a revelar-se uma constante durante todo o percurso percorrido). Chegados à Lota de Matosinhos, Narciso Miranda dirigiu-se aos cais onde os pescadores descarregavam a pesca da noite anterior.


Foi cumprimentado e incentivado por todos os que ali se encontravam, seguindo depois para o interior da Lota – com uma breve passagem pelo Leilão de peixe, onde recebeu uma grande ovação. Depois da entrada na Lota de Matosinhos, os corredores tornaram-se pequenos para acomodar os comerciantes e as pessoas que ali estavam. Avançando lentamente e cumprimentando todos os vendedores, por várias vezes se ouviram coros de incentivo à candidatura, gritando bem alto “Narciso, amigo, o povo está contigo” ou “O povo vai votar e o Narciso vai ganhar”, chegando o candidato independente a ser levantado em ombros pelas vendedeiras.



À saída da Lota, uma breve paragem na cantina, onde Narciso Miranda ouviu muitas críticas ao actual executivo camarário e também sugestões. “Podíamos ter uma marginal alegre, para passear. Mas temos uma marginal escura…Onde é que já se viu, passear às escuras?”. 1h30 depois de ter entrado na lota, Narciso Miranda dirigiu-se então para o Mercado de Matosinhos.

No Mercado de Matosinhos

A arruada seguiu para o Mercado de Matosinhos, onde, mais uma vez, Narciso Miranda foi recebido com carinho e incentivos de apoio, fazendo questão de cumprimentar todos os comerciantes presentes. Depois da visita aos dois pisos do Mercado, o candidato independente prestou declarações à Comunicação Social, apresentando medidas relacionadas com a economia do mar e pescas.

Destacando o capital humano existente em Matosinhos, assim como os recursos que podem ser potenciados para a criação de capital económico, Narciso Miranda afirmou que a Lota de Matosinhos deve ser requalificada – dando, como exemplo, a inexistência de um cais de reparação de embarcações e as condições estruturais de alguns armazéns.

Considerou, como prioritária, a construção do prometido Portinho de Angeiras e a exigência da conclusão deste projecto ao Governo - “tenho muito orgulho por, em 2000, ter sido considerado um Projecto de Interesse Nacional (PIN)”. Agora é necessário que haja um entendimento entre o Ministério que tutela as Pescas e o Ministério das Obras Públicas – tanto para o Portinho de Angeiras, como para a requalificação da Lota.”

Entre outras medidas, destacou o apoio à criação de um salário mínimo para os pescadores de sardinha e da pesca de arrasto, a rentabilização dos excedentes de peixe e o apoio à renovação das frotas, visando a sua especialização, aumentando a tecnologia e a segurança para os pescadores.
Depois das declarações aos jornalistas, a arruada seguiu pelas principais artérias de Matosinhos, com paragens para contactar com os comerciantes e com as muitas pessoas que andavam nas ruas.

Numa paragem no Parque Basílio Teles, da calorosa manifestação de apoio recebida, destacou-se a de uma matosinhense – que, abraçando-se a Narciso Miranda, exclamava “Só quero este coração para Matosinhos, o coração do senhor Narciso Miranda”.

No final da arruada, pelas 12h30, já na sede de candidatura e perante cerca de 100 apoiantes, o candidato independente mostrava-se satisfeito, pelo apoio recebido e pela confiança na sua vitória nas, eleições de 11 de Outubro, demonstrada pela população de Matosinhos.

Sem comentários: