quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Todos com o PARTIDO DO CORAÇÃO

Artigo de opinião publicado no jornal "Matosinhos Hoje"

Tive, esta semana, mais uma prova de que estamos no caminho certo. Mais uma prova de que a candidatura independente que lidero, o Grupo de Cidadãos Eleitores “NARCISO MIRANDA MATOSINHOS SEMPRE”, é uma candidatura com força, que se afirma como uma resposta capaz aos tempos díficeis que Matosinhos e os matosinhenses atravessam.

Uma resposta supra-partidária – porque a democracia não se esgota nos partidos - composta por cidadãos dos mais diversos quadrantes ideológicos, unida pelo amor à sua terra e por uma imensa vontade de arregaçar as mangas, ir para o terreno e fazer o melhor pelo concelho e por cada uma das suas dez freguesias.

O Grupo de Cidadãos Eleitores “NARCISO MIRANDA MATOSINHOS SEMPRE” afirmou-se, desde a sua criação, como um espaço de exercício de cidadania, de discussão e de cidadania – aberto a todos os matosinhenses, independentemente da sua orientação partidária. Desde o início, matosinhenses de todos os quadrantes manifestaram um apoio entusiástico, uma vontade de retomar o rumo que sentiram que, ao longo destes últimos quatro anos, tinha sido perdido. No passado dia 8 de Setembro, tive uma grande prova disso, quando num jantar de apoio a esta candidatura se juntaram mais de 300 militantes de vários partidos – CDS-PP, PCP, PPD-PSD – até ex-autarcas e antigos candidatos à Câmara Municipal de Matosinhos, que vestem a camisola por Matosinhos. Porque acreditam que esta candidatura é a solução certa.

Na semana anterior, outra prova, com um sabor muito especial. Num espaço emblemático no passado do Partido Socialista, onde começou a vitoriosa campanha de Mário Soares rumo à Presidência da República, mais de 500 militantes do Partido Socialista, de todas as secções de Matosinhos, fizeram questão de vir demonstrar o seu apoio a esta candidatura – demonstrando que o verdadeiro socialismo não está apenas em usar o nome do partido, mas em comungar dos seus princípios e valores que, ao longo da minha carreira como autarca, mudaram a face de Matosinhos para uma terra mais desenvolvida, solidária e moderna.

Foi uma experiência emocionante, ver tantos militantes convictos do PS, e ter a oportunidade de ouvir as palavras de destacados militantes - do Júlio Vasconcelos, do João Lourival, da Alexandre Gavina, do Alexandre Lopes ou do Pedro Tabuada. Socialistas que relembraram a cultura política desta nossa terra de horizonte e mar – onde a fraternidade e a solidariedade, a política com coração, sempre foram pedras de toque do exercício político. Esta candidatura é uma candidatura em que se faz política com coração. É uma candidatura que faz política com sentimento, com afecto. Fazer política com coração é fazer política com ética, política com valores, política de uma forma positiva, política solidária. É fazer política com a força que só as verdadeiras convicções conferem à razão.

No dia 11 de Outubro vamos levar esta força, esta vontade de retomar o rumo, este movimento crescente de entusiasmo e dinamismo, às urnas de voto. Não só com o apoio dos socialistas mas com o apoio de todos – comunistas, democratas-cristãos, sociais-democratas, bloquistas, independentes - cidadãos com as mais variadas orientações ideológicas e partidárias que agora vestem a camisola do partido do coração, o partido de Matosinhos. Matosinhenses que, apesar de opiniões diversas, quando chega a hora de decidir o que querem para o seu concelho não hesitam – votam com o coração e no coração, pois querem que o coração de Matosinhos volte a pulsar, após quatro anos ligado às máquinas.

Sem comentários: